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Mostrando postagens de julho, 2015

PLANEJAMENTO ACADÊMICO - COMO FAZER?

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O planejamento de uma disciplina é requisitado ao professor a cada recesso semestral ou anual, geralmente. O plano de curso (ou plano de ensino) é um documento que burocratiza e organiza o processo de ensino aprendizagem de uma disciplina (ou aula, em casa de um plano de aula). Depois de fazer e refazer alguns planos de curso, socializo aqui algumas recomendações úteis a qualquer professor que ainda se sinta perdido com essa peça aparentemente desnecessária... A estrutura do plano Todo plano segue uma organização mais ou menos parecida, que varia, obviamente, de instituição para instituição. A estrutura sugerida aqui é apenas uma sugestão, não vale como regra, mas costuma servir para disciplinas de graduação e pós graduação. 1. Identificação 2. Ementa 3. Conteúdo programático 4. Objetivos (gerais/específicos) 5. Metodologia 6. Recursos 7. Avaliação 8. Bibliografia (básica/recomendada) Identificação Aqui se preenche apenas o necessário para identificar o plano: o nome do curso,

PARA VOCÊ QUE PAGA MEU SALÁRIO...

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- Ei, caro aluno, para quê você paga meu salário? - Para me ensinar, professor. - E o que é ensinar? Esse diálogo costuma ocorrer em meus primeiros contatos com uma turma desde que li uma frase de Rubem Alves que diz mais ou menos assim: A missão do professor não é dar respostas prontas. As respostas estão nos livros, na internet. A missão do professor é provocar inteligência, é provocar o espanto, é provocar a curiosidade . Então, voltando ao início: Caro aluno, para quê você paga meu salário? Definitivamente, não é para ensinar. A origem latina da palavra insignare nos remete a mostrar algo, apontar um caminho. Eu vejo assim o meu papel. Você me paga para que eu te mostre um caminho mais fácil entre você e o que você quer/precisa saber. Como sabiamente disse Rubem Alves, as respostas estão nos livros, na internet. Se meu papel é apontar o caminho, seu dever, meu caro aluno, deveria ser percorrer esse caminho. Como se faz isso? Estudando. Mas estudando de verdade, para aprend

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS PARA SALA DE AULA

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Numa definição bem simplista, a abordagem pedagógica é a forma pela qual o professor trabalha um determinado assunto em sala de aula. Essa abordagem normalmente consta no plano de aula e varia de acordo com os objetivos do professor, depende do objeto de estudo em questão e também do perfil dos estudantes. Depois de experimentar algumas coisas em sala de aula, deixo aqui algumas abordagens que funcionaram comigo e que podem ser úteis a qualquer professor. Para refletir sobre suas abordagens, tenha em mente as abordagens refletem métodos e técnicas de ensino, servindo como um caminho para se chegar a um determinado fim (os objetivos da disciplina, da unidade, da aula). Estes métodos podem aparecer de diversas formas em uma aula, considerando que uma aula normalmente tem três momentos: uma introdução (ou problematização), um desenvolvimento e uma conclusão (ou síntese avaliativa). As abordagens podem ser entendidas como expositivas, interrogativas, demonstrativas e ativas. Tente refle